A oficina do futuro na Automechanika

21-09-2018 / Feiras / Empresa

Os profissionais que visitaram o stand da Schaeffler na grande feira do setor de componentes, Automechanika Frankfurt, tiveram a sorte de conhecer ao vivo a nova oficina do futuro onde os óculos 3D e a realidade aumentada foram as principais ferramentas.

O trabalho de reparação é cada vez mais complexo e requer uma compreensão global dos sistemas do veículo. Além de peças de substituição de qualidade e soluções de manutenção integrais, a Schaeffler oferece diversos serviços de assistência e prepara os profissionais da oficina para a transformação tecnológica.

O melhor exemplo disto é a visão da oficina do futuro que a Schaeffler apresentou na Automechanika Frankfurt. Graças a uns óculos de realidade aumentada e às imagens projetadas sobre a visão real, os mecânicos conseguiram confirmar como a reparação se torna muito mais simples, aumentando a qualidade, duração e precisão das intervenções.

Por exemplo, ao apertar uma porca, o sistema projeta o binário de aperto ideal; ou ao substituir um elemento, vão-se mostrando os passos a seguir e outras informações de apoio. Através dos óculos, também se pode entrar em contacto com um técnico de assistência remota do REPXPERT para que resolva dúvidas em tempo real.

A oficina do futuro apenas foi um dos elementos com os quais a Schaeffler surpreendeu na feira de Frankfurt. Outro ponto de atenção foi o Schaeffler Glass Car, um veículo de exposição no qual se puderam ver de perto mais de 40 produtos e tecnologias inovadoras desenvolvidas pelo grupo, como a E-Clutch, o estabilizador eletromagnético contra capotamento, o módulo de gestão térmica ou o eixo elétrico.