20 anos da polia livre do alternador (OAP) INA

25-08-2016 / INA

Duas décadas após o seu lançamento no mercado, o princípio e qualidade da conceção da polia livre do alternador INA da Schaeffler continua a ser imbatível. Desde então, mais de 230 milhões de unidades saíram da linha de produção e um em cada quarto automóveis no mundo está equipado com uma. Essa é uma boa razão para dar uma vista mais atenta à história de sucesso desta popularíssima polia de acionamento do alternador.

As irregularidades rotacionais da cambota de um motor de combustão interna são transferidas a todos os componentes da extremidade dianteira de acionamento auxiliar (FEAD) através da correia de transmissão e as vibrações resultantes podem danificar todo o sistema. Os engenheiros da Schaeffler reconheceram que as tradicionais polias de correia rígida não estavam aptas a gerir adequadamente essas vibrações e o ruído resultante do acionamento auxiliar, tendo sido assim que a ideia da polia livre do alternador (OAP) INA nasceu em 1995.

Desde então a OAP da INA tem sido uma referência no setor. A prova da complexidade deste produto inovador apenas pode ser encontrada no interior. Enquanto os sistemas de outros fabricantes estão normalmente equipados com parafusos e rolamentos de esferas, o princípio de conceção da solução da INA utiliza rolamentos de agulha, oferecendo uma maior capacidade de carga. Outras vantagens da OAP da INA incluem: um funcionamento mais suave de todo o sistema FEAD, menos ruído, uma eficiência do alternador acrescida e menor consumo de combustível.

Os fabricantes de veículos foram rápidos a identificar o potencial da ideia. Desde 1996, os motores a diesel de alta potência da VW, Audi e Daimler foram os primeiros a serem equipados em produção em série com uma OAP da INA, seguindo-se os motores a gasolina de injeção direta no início dos anos 2000. Desde o início da produção em grande escala, a INA forneceu mais de 230 milhões de OAP para veículos de passageiros e veículos comerciais ligeiros em todo o mundo. Como parceiro do desenvolvimento e fabricante de equipamento original, a Schaeffler trabalha de perto em conjunto com os fabricantes de veículos e alternadores, de forma a ter em conta os respetivos requisitos para futuro desenvolvimento de produtos. Por essa razão, a polia livre do alternador da INA continua a definir o padrão no setor. E, ainda mais importante: a OAP da INA continua a manter constantemente a sua fiabilidade, mesmo nas mais extremas condições, como nas pistas dos automóveis de corrida DTM.

E a história de sucesso vai ainda mais longe: a OAP da INA cumpre as exigências das tendências do setor automóvel. Os regulamentos mais restritos de CO2 e a diminuição dos motores com variações mais elevadas de binário da cambota aumentam as exigências de todo o sistema FEAD. Para evitar uma avaria prematura, os peritos do mercado de pós-venda recomendam a substituição atempada de todos os componentes de acionamento auxiliares. O sistema FEAD é muitas vezes negligenciado durante a manutenção e mesmo embora 2 milhões de correias auxiliares sejam substituídas anualmente, os componentes do sistema não o são, embora tenham sido sujeitos à mesma quilometragem, tensões e condições. O desgaste afeta não só a correia de transmissão, as polias tensoras e polias do ralenti, assim como a OAP. Uma substituição atempada pode quase duplicar a longevidade da correia de transmissão e componentes associados, aumentando a durabilidade dos tensores de correia e oferecendo um funcionamento suave e macio de todo o acionamento auxiliar. A propósito: uma OAP defeituosa pode ser reconhecida pelos ruídos perturbadores do acionamento auxiliar, como um assobio tipo sirene ou um som de rangido. A substituição da OAP é a única opção quando isto acontece e para efetuar uma substituição simples, profissional e segura, a Schaeffler Automotive Aftermarket oferece uma ferramenta especial de montagem (N.º de peça 400 0241 10).

Com mais de 250 referências, tudo com a qualidade de fabricante de equipamento original (OEM), o especialista de mercado pós-venda oferece uma gama de produtos completa e a marca INA é líder incontestável do mercado global das OAP. Dependendo do veículo, motor e equipamento, diferentes tipos de OAP podem ser equipados. Uma identificação precisa da utilização de cada uma pode ser encontrada no catálogo recém-lançado FEAD da INA para a Schaeffler Automotive Aftermarket, através do catálogo online (www.schaeffler-aftermarket.pt) ou usando o portal para oficinas REPXPERT (www.repxpert.pt).