A marca Luk da Schaeffler celebra o seu 50º aniversário

25-06-2015 / Empresa / LuK

'A História da LuK. 50 anos. Qualidade. Tecnologia. Inovação' inaugurou durante uma cerimónia especial no dia 20 de junho de 2015 com cerca de 100 convidados, incluindo o Primeiro-ministro Winfried Kretschmann da região de Baden-Württemberg. A acionista da Schaeffler Maria-Elisabeth Schaeffler-Thumann recordou as conquistas de empreendedorismo de Georg Schaeffler. Diz ela: 'Os irmão Schaeffler reconheceram as oportunidades apresentadas no início dos anos 60 pela, na altura, nova embraiagem de mola de diafragma, e assumiram este fantástico projeto de empreendedorismo, tendo ultrapassado os desafios inerentes, com a ajuda de uma equipa altamente motivada. Em abril de 1965, a produção começou pela primeira vez na sede atual da Luk, em Bühl. A LuK é agora uma parte integrante do Grupo Schaeffler. Klaus Rosenfeld, Diretora-Geral da Schaeffler AG, declara: 'Há dois anos, analisámos as megatendências e desenvolvemos o conceito estratégico Mobilidade do futuro. Não poderíamos ter implementado com credibilidade o conceito estratégico do Grupo Schaeffler sem as excecionais competências da LuK em matéria de tecnologia de transmissão'. Norbert Indlekofer, Diretor-Geral do Ramo Automóvel da Schaeffler AG, iniciou a sua carreira há 25 anos na LuK, em Bühl. Durante a cerimónia, afirmou: 'Estamos muito orgulhosos dos nossos trabalhadores em todo o mundo que tiveram um contributo decisivo para esta história de sucesso, e gostaríamos de agradecer aos acionistas da Schaeffler, pela sua confiança e pela oportunidade de trabalho em projetos de longo prazo.' Esta abordagem de longo prazo, característica particular de empresas familiares como a Schaeffler, constitui um dos pré-requisitos essenciais para se ser inovador e bem-sucedido, acrescenta Indlekofer.

Dar vida à história da empresa

A exposição 'A história da LuK. 50 anos. Qualidade. Tecnologia. Inovação' dá vida à história da empresa da marca LuK, da Schaeffler. A empresa oferece aos trabalhadores, clientes e amantes da tecnologia uma visão histórica emocionante e tecnicamente bem fundamentada das inovações que, na altura do seu desenvolvimento, desempenharam um papel decisivo no progressivo desenvolvimento da mobilidade.

A história de sucesso da empresa começou com a decisão corporativa tomada pelos irmãos Dr. Georg e Dr. Wilhelm Schaeffler, de fazer um investimento significativo na empresa 'Lamellen- und Kupplungsbau August Häussermann' e de, mais tarde, fundar a LuK. A primeira unidade de fabrico foi construída em apenas seis meses e a LuK, em meados de 1965, já fornecia embraiagens de mola de diafragma à VW – 25.000 unidades por mês de uma tecnologia que era relativamente recente na Europa. Na qualidade do maior fabricante de rolamentos em agulha na altura, a 'Industriewerke Schaeffler' foi incumbida pela Volkswagen de rapidamente desenvolver uma produção de elevado volume. A Schaeffler assegurou que possuía as competências técnicas necessárias para a produção do ET 12, tendo sido esta a designação do componente, ao investir em 'LuK Häussermann'. Este investimento lançou as bases para o sucesso.

Sucesso impulsionado pelas inovações

A 'Galeria de Inovações' constitui o âmago da exposição que assinala a celebração do 50º aniversário. A exposição explora seis inovações chave ao longo da história da empresa, incluindo a embraiagem de mola de diafragma, o volante bimassa, a embraiagem autoajustável, os componentes CVT, a transmissão de dupla embraiagem e o conversor com binário integrado. Em meados de 1960, a embraiagem de mola de diafragma substituiu a embraiagem de mola espiral e, em meados de 1980, o volante bimassa (DMF) tornou a condução com um motor turbo diesel mais agradável, em termos da sua acústica. Na segunda metade dos anos noventa, a embraiagem autoajustável reduziu a força aplicada ao pedal nos veículos através do aumento do binário e, de 2000 em diante, o CVT permitiu uma condução mais relaxada com as transmissões automáticas. O boneco cambaleante do Elvis desenhado para uma campanha publicitária ainda hoje é mítico. O facto de não existirem vibrações suficientes para fazer com que a anca do boneco dançante do Elvis se mexesse evidenciou o entusiasmo pela transmissão 'Multitrónica', que a Audi lançou agora no mercado. O variador da Luk e a corrente de múltiplas ligações oferece um conforto que, até hoje, os clientes nunca pensaram ser possível. Mesmo durante a fase inicial, os fabricantes de automóveis em Ingolstadt estavam a produzir quase a cada segundo o A6 2.8 com uma transmissão CVT.

No início de 2008, a produção em massa da embraiagem dupla a seco estabeleceu novos padrões em relação ao conforto da condução e às reduções no consumo de combustível e, este ano, será lançada uma geração mais leve e completamente revista de conversores com baixos níveis de vibrações, com o recém-desenvolvido conversor de binário integrado. A funcionalidade central do recém-desenvolvido sistema conversor de binário consiste numa embraiagem de bloqueio integrada na turbina do conversor de binário. Com a integração da embraiagem de bloqueio, o sistema é não só mais leve, como também liberta espaço para amortecedores de torção mais eficazes, tais como o absorvedor de tipo pêndulo centrífugo também desenvolvido pela LuK. Tal pode novamente melhorar de forma significativa o isolamento das vibrações.

Matthias Zink, Presidente do Departamento de Sistemas de Transmissão na Schaeffler está convencido que a Galeria de Inovações também irá continuar no futuro, e acrescentou o seguinte: 'A busca por inovações é contínua. Na Schaeffler, temos uma vontade incondicional de continuar a obter progressos tecnológicos'. Os engenheiros de desenvolvimento estão atualmente a trabalhar em soluções para a 'mobilidade do futuro'. Há dois anos, abriu um novo departamento de desenvolvimento em Bühl. É aqui que o desenvolvimento de veículos híbridos tem lugar.

Legenda da imagem 1: Cerimónia de inauguração da exposição que assinala a celebração do 50º aniversário da marca LuK da Schaeffler em Bühl, com convidados proeminentes: (da esquerda para a direita) o Prof. Dr. Peter Gutzmer, Diretor-Técnico da Schaeffler AG, Klaus Rosenfeld, Diretor-Geral da Schaeffler AG, Jürgen R. Thumann, Winfried Kretschmann, Primeiro-ministro da Região de Baden-Württemberg, a acionista da Schaeffler Maria-Elisabeth Schaeffler-Thumann, Gerlinde Kretschmann, Hubert Schnurr, Presidente da Câmara de Bühl, o acionista da Schaeffler Georg F. W. Schaeffler, Norbert Indlekofer, Diretor-Geral do Ramo Automóvel da Schaeffler AG.

Legenda da imagem 2: O sucesso impulsionado pelas inovações – A 'Galeria de Inovações' constituiu o âmago da exposição. 'A História da LuK. 50 anos. Qualidade. Tecnologia. Inovação', que assinala a celebração do 50º aniversário.