A manutenção de veículos comerciais ligeiros com a Schaeffler

Hoje, vamos centrar-nos em 5 das soluções de manutenção mais populares para veículos comerciais ligeiros da oferta da Schaeffler. Porque, neste setor, as operações de manutenção devem ser rápidas e duradouras. O motivo? Os tempos de inactividade têm um custo bastante alto.
 

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No caso de um veículo comercial em pleno funcionamento, um único dia pode implicar até 1000 € por veículo. Se adicionarmos o custo da reparação a esta quantidade, entendemos por que motivo é necessária uma solução para a manutenção de veículos comerciais ligeiros. E é precisamente aqui onde entra a Schaeffler, com as suas soluções de manutenção pensadas para oferecer uma resposta completa e específica para a transmissão, motor ou chassis.

1. Manutenção eficaz da distribuição auxiliar (FEAD)

Nos motores atuais, a distribuição auxiliar tem cada vez mais importância. São cada vez mais os sistemas que dependem do seu funcionamento correto. Além disso, a tendência do downsizing está a aumentar o volume de vibrações do motor e a reduzir o espaço disponível. Perante esta situação, é agora mais importante do que nunca que todos os componentes do sistema funcionem em plena harmonia e sejam substituídos antes de que ocorra uma avaria. O INA FEAD Kit é a solução de manutenção da Schaeffler para o sistema auxiliar. Numa única caixa, inclui todos os componentes do sistema que estão sujeitos a desgaste e que têm de ser substituídos: Correia trapezoidal, tensor, polias e todos os acessórios necessários para realizar a operação, incluindo, se necessário, a bomba de água.

2. Qualidade sem compromisso: componentes de suspensão e direção para as condições mais duras

Conduzir milhares de quilómetros com solavancos e por bermas enquanto se transportam cargas pesadas também implica que a suspensão e direção estão sujeitas a níveis elevados de desgaste. Para enfrentar os desafios diários do negócio do transporte, a Schaeffler desenvolveu uma gama de componentes de suspensão e direção especialmente resistentes, resultado de um cuidadoso processo de melhoria que começa no próprio desenho da peça.

3. Simplificar a substituição do rolamento de roda

Os rolamentos de roda são outros dos componentes que sofrem pela utilização intensiva a que os veículos comerciais ligeiros são sujeitos no seu dia-a-dia. Quilometragens elevadas, fortes cargas, solavancos, buracos, bermas… não há dúvida que merecem uma atenção especial. A substituição dos rolamentos de roda é uma intervenção complexa que implica certas ações dispendiosas, como a substituição da manga de eixo. Para evitar isso, a Schaeffler desenvolveu uma ferramenta especial que permite que a manga de eixo permaneça no veículo durante a reparação do rolamento da roda. Apenas são substituídos os rolamentos e já não é necessário alinhar as rodas depois da montagem. Como resultado, poupa-se 60% do tempo em relação a uma intervenção convencional. Esta solução de manutenção FAG contém todas as peças necessárias e está disponível para os modelos Mercedes-Benz Sprinter, Viano, Vito e Volkswagen Crafter.

4. Reparar a caixa de velocidades com a LuK GearBOX

Muitas avarias da caixa de velocidades começam com danos num dos seus rolamentos. Trata-se de um detalhe ao qual se deve dar a devida atenção. Pode ser notado através de um ruído atípico, tipo zoada, na transmissão. Se a caixa de velocidades não for reparada nesse momento, pode resultar numa avaria grave. Para que não seja necessário enviar o veículo a uma oficina especializada nesta situação, a Schaeffler desenvolveu a LuK GearBox, uma solução de manutenção completa que contém todos os componentes necessários para que um profissional de mecânica geral possa realizar a reparação da caixa de velocidades com um custo contido e toda a segurança e fiabilidade. Um conceito que inclui todos os componentes sujeitos a desgaste, incluindo todos os rolamentos e elementos de vedação.

5. Uma embraiagem com maior vida útil graças ao LuK RepSet DMF

No seu dia-a-dia, os veículos comerciais ligeiros estão sujeitos a uma utilização intensiva. Os seus diferentes componentes devem oferecer uma elevada resistência ao desgaste e ao tratamento mais exigente. A transmissão é um dos sistemas mais expostos e deve estar operacional durante vários quilómetros sem sinais de desgaste ou avarias. Para dar uma resposta a esta necessidade, a Schaeffler desenvolveu uma versão especial do seu volante bimassa (DMF) concebido para suportar cargas elevadas. Inclui um limitador de binário para mitigar o efeito dos picos de carga repentinos e proteger a transmissão. O resultado é uma vida útil mais longa, menos reparações e avarias.
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