NEW

A qualidade FAG testada

calidad-fag-puesta-a-prueba-1.jpg

Os testes permitem verificar a qualidade e resistência dos componentes sob as condições mais exigentes. A Schaeffler submete cada um dos seus produtos a testes que simulam o seu comportamento ao longo dos anos em situações de condução extremas. Apenas aqueles que os conseguem superar são adequados para as especificações OE e para as necessidades da oficina profissional. 

calidad-fag-puesta-a-prueba-2.jpg

Desta vez, testámos uma rótula FAG com um teste de pulverização de sal dinâmico durante 480 horas, de acordo com a regulamentação DIN EN ISO 9227. Os resultados obtidos manifestam que apenas é possível conseguir o melhor produto quando há uma combinação de qualidades como o desenho, a qualidade de fabrico e os materiais mais resistentes. E é precisamente essa a proposta da FAG para o profissional.

Bancos de ensaio de chassis Schaeffler

calidad-fag-puesta-a-prueba-3.jpg

Um teste dinâmico


O banco de ensaios utilizado neste teste permite a simulação das condições de utilização mais exigentes das rótulas. Para isso, são fixadas num suporte móvel que realiza movimentos contínuos de flexão e rotações de 45 graus, enquanto se pulveriza com água salgada. Os componentes são sujeitos a este duro tratamento durante 480 horas de forma contínua, simulando assim vários anos de utilização intensiva. Trata-se de um teste que muitos componentes não conseguem superar.

Resultados testes

calidad-fag-puesta-a-prueba-5.jpg

Resultados excelentes


Após as 480 horas de “tortura”, a rótula FAG foi analisada de forma exaustiva para verificar os efeitos do teste. Os resultados podem ser qualificados de excelentes, uma vez que todos os pontos analisados apresentaram valores mínimos de desgaste.

calidad-fag-puesta-a-prueba-6.jpg

Proteção

Este é, sem dúvida, um dos pontos importantes do teste, uma vez que a rotura do guarda-pó reduz significativamente a vida útil da rótula e é a causa inicial de diversas avarias. Após o teste, o guarda-pó fabricado em poliuretano termoplástico (TPU) não apresentava roturas nem fissuras.

calidad-fag-puesta-a-prueba-7.jpg

Folga

Outro dos valores analisados foi a folga, uma vez que determina o nível de desgaste geral da peça. Após o teste, a rótula apresentava uma folga de apenas 0,06 mm submetida uma força de 100 Newtons.

calidad-fag-puesta-a-prueba-8.jpg

Articulação

Este elemento da rótula manteve-se sem corrosão ou riscos em toda a sua superfície, especialmente na sua extremidade, graças à qualidade do seu revestimento e à entrada mínima de água.