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Um sistema que se ajusta automaticamente de forma constante

Os sistemas de embraiagem para veículos comerciais são concebidos tendo em mente uma longa duração e quilometragem. É habitual que uma embraiagem dure mais de 600 000 quilómetros no transporte de curta distância e mais de 1 000 000 de quilómetros em veículos para transporte de longa distância. Entre as principais razões pelas quais o mercado requer uma embraiagem que apresente uma alta resistência ao desgaste está a de conseguir enfrentar situações em que se devam efetuar várias manobras, que envolvam por exemplo arranques repetidos, tal como ocorre, por exemplo, no sector da construção.

Com a embraiagem auto-ajustável (SmartTAC: Travel Adjusted Clutch) da LuK, a Schaeffler Automotive Aftermarket oferece aos veículos comerciais a vantagem de poder ter uma embraiagem de longa duração, que apresenta quase o dobro da espessura e está menos sujeita a desgaste em comparação com os sistemas de embraiagem convencionais. A embraiagem incluída na solução LuK RepSet SmartTAC é um sistema que se ajusta automaticamente de forma constante para compensar o desgaste do disco e que assegura um funcionamento sem vibrações graças a passos de ajuste predefinidos de 2 µm. Além da exigência de altos níveis de resistência ao desgaste, as caixas de velocidades automáticas (ASG, do inglês “Automatic Shift Gearbox”), utilizadas nos veículos comerciais com regulador de servoembraiagem, requerem uma curva de pressão plana para controlar a embraiagem. Estes são precisamente os casos em que é utilizada a embraiagem auto-ajustável (SmartTAC) da LuK.

O processo de ajuste começa quando a SmartTAC mede a distância ao acionar e soltar a embraiagem. Quando a distância entre a prensa e o volante muda, a quantidade axial da variação é transmitida para o anel de ajuste através de um perno com uma engrenagem de pinhão diretamente acoplada. Por conseguinte, há uma compensação constante entre a prensa e a mola de diafragma. Uma vez que todos os mecanismos de ajuste se baseiam na prensa, as forças de distorção e as de torção não afetam a qualidade do ajuste. Neste caso, a vantagem é que a SmartTAC possui uma camada de desgaste mínimo de 6 mm, quase o dobro dos sistemas de embraiagem convencionais. Desde 2012, as embraiagens LuK SmartTAC são instaladas como OE em alguns modelos da Mercedes-Benz, e já se encontram à disposição do mercado de peças de substituição independente para aplicações com diâmetros do disco de 430 mm. O fabrico para OE e para o mercado de peças de substituição das embraiagens LuK SmartTAC é realizado na mesma linha de montagem na fábrica da LuK Truckparts na Alemanha.
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