Nos rolamentos de embraiagem mais comuns que se encontram atualmente no mercado, podemos encontrar três tipos diferentes de casquilhos: Metálicos, plásticos ou de material sintético (PTFE). Os procedimentos para a manutenção e a reparação são diferentes em cada um.
Passos a seguir
Antes da montagem,
deve-se comprovar se o rolamento de embraiagem, a forquilha de desengate e o casquilho guia apresentam desgaste. As peças danificadas devem ser substituídas. O casquilho do rolamento de embraiagem e o casquilho guia devem ser limpos. Se o casquilho do rolamento de embraiagem for de metal (fig. 1), deve ser lubrificado com um pouco de lubrificante. Para selecionar o lubrificante adequado, consulte as recomendações do fabricante do veículo. Se não houver qualquer especificação, pode ser utilizado como alternativa o lubrificante Castrol Olista Longtime 1 ou 2.
Os casquilhos de plástico (fig. 2) ou com revestimento de PTFE (Politetrafluoroetileno) (fig. 3) não devem ser lubrificados com qualquer tipo de lubrificante. Nas imagens apresentadas a seguir é possível ver o aspeto de cada tipo de rolamento.