FAG, história e inovação, patentes

A FAG posicionou-se como líder do mercado de rolamentos graças à sua qualidade e inovação. Estes atributos são o resultado de uma experiência com mais de um século à frente do desenvolvimento deste componente, tanto em equipamento original como para o mercado de peças de substituição.

A atividade da FAG começou há quase 140 anos, com a invenção da retificadora de esferas, a máquina que estabeleceu as bases para o fabrico de rolamento de esferas a nível industrial. Desde esse momento, a FAG contribuiu para a evolução da indústria automóvel com o desenvolvimento de várias inovações. A FAG lançou o seu primeiro rolamento de rolos cónicos em 1926 e o primeiro rolamento da Geração 1 em 1965. Desde esse momento, introduziu várias inovações no mercado, que serviram para conseguir que este componente seja mais eficiente e fiável. Tratam-se de inovações que nasceram da colaboração com os principais fabricantes de automóveis que já se encontram ao alcance do profissional da reparação. Estas são quatro das mais relevantes:
 

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Formação orbital

Nos rolamentos de roda compactos, a formação orbital garante uma excelente pré-carga do rolamento uma vez que se estabelece durante o processo de fabrico ao garantir uma ligação sólida entre o cubo e os anéis do rolamento, com o máximo ajuste da folga necessária e com a redução dos erros de montagem. Por todas as melhorias proporcionadas, a formação orbital patenteada pela Schaeffler tornou-se num padrão mundial no fabrico de rolamentos de roda.

Anel de segurança

​​​​​​​Permite fixar de forma segura os rolamentos de roda da Geração 2, evitando a ocorrência de movimentos axiais indesejados quando estiver montado. Além disso, não são necessários procedimento ou passos de montagem específicos.
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Rolamento de ranhuras radiais

Este desenho inovador permite transmitir as forças através de um esquema de ranhura radiais revolucionário. Como resultado, para além de facilitar a montagem, também é obtido um rolamento mais rígido com maior capacidade de transmissão e uma redução de 10% do peso em cada roda.

Retentor de fricção reduzida (LFT)

A FAG desenvolveu um retentor de fricção reduzida com menos lábios obturadores em conjunto com um conceito de retentor semelhante a um labirinto. Este inovador desenho evita que a humidade externa e a sujidade entrem no componente, sendo que o retentor agora apenas necessita dois lábios. Um pequeno detalhe que proporciona grandes benefícios: a fricção do rolamento é reduzida em 50%, o que tem um impacto positivo no consumo de combustível e nas emissões de CO2.

Anel de segurança

Permite fixar de forma segura os rolamentos de roda da Geração 2, evitando a ocorrência de movimentos axiais indesejados quando estiver montado. Além disso, não são necessários procedimento ou passos de montagem específicos.

Mais do que um rolamento de roda

Aquando da substituição do rolamento, os acessórios necessários desempenham um papel fundamental. Para além de estar incluídos no interior da caixa, também devem cumprir os mesmos padrões de qualidade do próprio rolamento. Caso contrário, não é possível garantir uma intervenção segura e duradoura. Por isso, a FAG inclui porcas e parafusos com a qualidade OE em cada uma das suas 1000 referências de rolamentos de roda.
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