Desmontagem/montagem da embraiagem Audi A4

AUDI A4 (8K2, B8) 2.0 TDI, 105 kW

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Tomemos o exemplo de uma mudança de embraiagem num AUDI A4 (8K2, B8) 2.0 TDI, kW 105.

Desmontagem

Retirar a caixa de velocidades.
Fixar a caixa de velocidades com cinto tensor nomacaco telescópico de caixa de velocidades. Desaparafusar o(s) parafuso(s) do eixo da flange.(1) 
(veja a figura 1)
 

figura-1-audi.jpg
figura-2-audi.jpg

Desmontar eixo(s) com rebordo. (1) (no sentidoda seta) 
Fixar eixo de flange para não cair. (2) 

Se não for possível retirar o eixo de flange, deveráproceder da seguinte forma: Retirar o eixo de flange com ferramenta depercussão. (1) (3) (no sentido da seta) 

Não danificar os lábios de vedação – anel(eis) devedação radial. Anel(eis) de vedação vazantes devem sersubstituídos. 
(veja a figura 2)
 

Utilizar ferramenta(s) especial(is). (1) Aparafusar a(s) porca(s). (2) Ferramenta especial (1) OE (T40176) 

Girar em 180° o módulo da embraiagem. (3) 
Remover o módulo da embraiagem. (3) 
Um segundo montador é necessário. 
Não danificar os lábios de vedação – anel(eis) devedação radial. 
(veja a figura 3)

figura-3-audi.jpg
figura-4-audi.jpg

Verificar o mancal piloto quanto a sua totalidade.(1) (Setas)

Consoante a versão Foram montados mancais piloto completamenteequipados com cilindros e nos quais a cada um faltao quarto cilindro. 
A falta de cada quarto cilindro no mancalpiloto não significa automaticamente umdefeito. 
Veículos com motor TDI de 4 cilindros (semmotor TDI de 125 kW) Se faltar cada quarto cilindro, o mancal piloto deveser substituído.
​​​​​​​(veja a figura 4)
 

Desmembrar  

O módulo de embraiagem consiste doscomponentes prato de pressão da embraiagem,disco de embraiagem e volante de dupla massa. (2- 4) 

A chapa de transmissão não deve estardeformada. (5) 

Se a chapa de transmissão estiver deformada,o volante bimassa precisa ser substituído. (4)(5) 
(veja a figura 5)

figura-5-audi.jpg
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Montar e desmontar a placa de pressãosomente no estado pré-armado.

Utilizar ferramenta especial. 

Prato da embraiagem (1) OE (VW 402) Carimbo (2) OE (VW 412) Tubo (3) OE (VW 510) Tubo (4) OE (T40089/2) Carimbo (5) OE (T10254/3) 

Posicionar a ferramenta especial conforme mostradona ilustração. (1) (3) (4) Observar o assentamento correcto da ferramenta.
Atenção! O membro de pressão precisa ficarsobre o anel de apoio.
Comprimir o prato de pressão da embraiagem.
Valor de pré-tensionamento : 8 - 9 mm
​​​​​​​Desaparafusar o(s) parafuso(s) do(s) prato(s) daembraiagem. (5)
​​​​​​​(veja a figura 6) 

Retirar o prato de pressão da embraiagem e o discode embraiagem. Substituir o disco de embraiagem.

Montagem 

A montagem ocorre na ordem inversa dadesmontagem. Limpar e lubrificar a área em torno das vedações.(1) (seta) 

Anel(eis) de vedação vazantes devem sersubstituídos. (1) (veja a figura 7) 

Antes da montagem da caixa de velocidades,lubrificar o eixo da caixa de velocidades commassa lubrificante de molibdénio. Lubrificar bem o perfil do cubo do disco daembraiagem a fim de que ele possa deslizarfacilmente sobre o eixo da caixa develocidades e limpar o excesso de massalubrificante. Utilizar massa lubrificante de molibdénio. 

Montar o módulo da embraiagem.

figura-7-audi.jpg
figura-8-audi.jpg

Aviso

Veículos com número de chassis atéWAUZZZ8K0BA088680 ouWAUZZZ8FXBN009589: Se for exercida uma pré-tensão demasiadofraca sobre o mancal do veio estriado, estapoderá resultar no aumento da folga nomancal do veio estriado. (2)
(veja a figura 8) 

As caixas de velocidades do fabricante ZF nãoestão afetadas. 
Verificar o apoio de mancal do eixo estriado quantoa desgaste elevado. (Setas)
(veja a figura 8) 

Se o apoio de mancal do eixo estriadoapresentar indício de roçar deverá substituir oapoio de mancal do eixo estriado e o mancaldo eixo estriado. 
​​​​​​​
Continuar a montagem na sequência inversada desmontagem. 
Montar a caixa de velocidade.

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