Problema com o tensor de distribuição
Tive duas vezes um problema com o tensor de distribuição, que quebrava o perno de fixação. Qual pode ser o motivo?
O tensor da correia de distribuição é o elemento responsável por manter a tensão correta da correia dentada. No tensor, não é só importante o ajuste correto da tensão, mas também o aperto do perno de fixação no motor. O ajuste incorreto de qualquer uma destas duas variáveis poderia provocar oscilações do tensor fora do alcance normal, resultando em danos no tensor e/ou no seu perno de fixação.
Para poder determinar se a rotura do perno foi provocada por um excesso de vibrações no tensor, seria necessário observar o interior do tensor por onde passa o seu perno de fixação.
A rotura do perno ocorre de uma forma lenta e progressiva no início, para dar lugar a um rotura rápida à medida que a fissura avança. O ponto de rotura determina se o perno tinha ficado solto até ao momento em que ocorreu a rotura, com a fissura a ficar ao nível da superfície de apoio (motor).
Nos casos em que o perno se encontra roscado no bloco ou cabeça do motor de alumínio, é possível que, devido à debilidade da rosca, o perno saia e possa provocar os sintomas supramencionados.