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Problema com o tensor de distribuição

Tive duas vezes um problema com o tensor de distribuição, que quebrava o perno de fixação. Qual pode ser o motivo? 

O tensor da correia de distribuição é o elemento responsável por manter a tensão correta da correia dentada. No tensor, não é só importante o ajuste correto da tensão, mas também o aperto do perno de fixação no motor. O ajuste incorreto de qualquer uma destas duas variáveis poderia provocar oscilações do tensor fora do alcance normal, resultando em danos no tensor e/ou no seu perno de fixação.

Para poder determinar se a rotura do perno foi provocada por um excesso de vibrações no tensor, seria necessário observar o interior do tensor por onde passa o seu perno de fixação.

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As marcas de rosca no interior do tensor são indicadoras de ter estado a trabalhar em condições de vibração excessiva. Por outro lado, o que nos irá indicar se o problema foi um ajuste incorreto da tensão da correia, ou uma falta de aperto do perno de fixação, será a marca de rotura do perno:

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A rotura do perno ocorre de uma forma lenta e progressiva no início, para dar lugar a um rotura rápida à medida que a fissura avança. O ponto de rotura determina se o perno tinha ficado solto até ao momento em que ocorreu a rotura, com a fissura a ficar ao nível da superfície de apoio (motor).

Nos casos em que o perno se encontra roscado no bloco ou cabeça do motor de alumínio, é possível que, devido à debilidade da rosca, o perno saia e possa provocar os sintomas supramencionados.

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