NEW

Rotura do cabo de embraiagem

5d36bd7501dec_consulta.jpg
Depois de realizar a substituição da embraiagem numa carrinha, tenho observado contínuas roturas do cabo da embraiagem. O tacto do pedal é bom, mas é necessário substituir mensalmente o cabo por rotura, até três vezes. Aquando da última rotura, decidi substituir novamente a embraiagem para resolver a avaria, mas fiquei surpreendido quando o veículo teve de voltar à oficina com o cabo de embraiagem partido 10 dias depois. O que está a acontecer?

A rotura repetitiva do cabo de embraiagem parece resultar da sobrecarga do componente, devido a um excesso de dureza para o desengate ou a um alongamento excessivo do cabo.

Se ocorrer mesmo depois de montar a nova embraiagem, é necessário examinar o estado do sistema de acionamento (forquilha de desengate, casquilhos de eixo de forquilha, pontos de orientação do cabo, etc.). Aquando da substituição da embraiagem, o diafragma permanece numa posição mais funda e afastada da caixa de velocidades. O rolamento deve avançar mais para poder empurrar a embraiagem, e o sistema de acionamento irá trabalhar num ângulo diferente. 

Caso não se tenha sentido dureza no pedal, poderia tratar-se de uma rotura por excesso de tensão. Após a substituição da embraiagem, o rolamento de impulsão funciona na posição mais afastada possível da caixa de velocidades, isto é, a de máximo alongamento do cabo de embraiagem. Se, neste estado, adicionássemos um alongamento adicional do cabo por outras circunstâncias, este poderia não compensar esse comprimento adicional e seria tensionado em excesso ao pisar completamente o pedal.

É necessário examinar um possível desgaste excessivo da forquilha na zona de contacto com o rolamento, ou uma deformação da mesma pela utilização. O eixo de forquilha ou rótula de articulação, de acordo com o veículo, deverão ser verificados quanto à existência de folgas. Por último, também devem ser verificados os pontos de articulação ou orientação do cabo na carroçaria e a possibilidade de defeitos ou regulação incorreta do sistema do pedal de embraiagem.