Por que usar uma ferramenta especial para montar uma embreagem auto-ajustável

SAC-1634x919.jpg

Montei recentemente uma embraiagem autoajustável.

A loja que me vendeu a mesma realçou a necessidade de efetuar a montagem com uma ferramenta especial. A minha pergunta é: Por que motivo tenho de utilizar esta ferramenta se em situações anteriores o fiz sem a mesma e não tive qualquer problema?


Para entender a importância da ferramenta, temos que conhecer como funciona uma embraiagem autoajustável. Este tipo de embraiagem possui um mecanismo que compensa o desgaste do disco. Significa que á medida que o disco perde espessura, o prato preenche esse espaço com uma cunha entre o prato de pressão e a carcaça da embraiagem. Se consideramos que o desgaste de um disco é aproximadamente de 1,5 milímetros durante toda a sua vida útil, poderíamos ter uma ideia da precisão requerida por este sistema para compensa-lo gradualmente durante esse período de tempo. Este mecanismo requer uma instalação precisa. Quando utilizamos a ferramenta para embraiagens autoajustáveis (SAC), o diafragma é comprimido o suficiente para poder apertar os parafusos da embraiagem sem que ofereçam resistência (devido á carga do diafragma, que é anulado pela ferramenta). Desta forma, ao retirar a ferramenta, a carga do diafragma reparte-se por igual entre os parafusos que foram apertados, possibilitando o ajuste preciso e homogéneo do sistema de auto ajuste.

Adicionalmente, esta ferramenta tem uma segunda utilidade, pudendo realizar uma prova de liberação do disco quando se simula a libertação do rolamento de desembraiagem antes de finalizar a montagem da caixa de velocidades.