Desta vez iremos esclarecer as dúvidas sobre a posição correta para a instalação de um disco da embraiagem.

consulta_agosto.jpg

Vou montar um Repset Pro da LuK e quando removi o conjunto da embraiagem antiga do veículo não reparei na posição do disco. Agora não tenho a certeza em que posição devo colocar o disco, uma vez que o posso colocar em qualquer posição. Como posso saber?

Apesar de a embraiagem poder ser fisicamente montada em ambas as posições, é muito importante saber que apenas uma dessas posições é a correta. Por vezes o veículo poderia funcionar durante algum tempo de uma forma correta com o disco montado ao contrário. Este suposto funcionamento correto não é adequado, uma vez que a montagem incorreta do disco resultará em problemas mecânicos no veículo a curto ou médio prazo, como por exemplo a rutura do próprio disco, da manga hidráulica, a impossibilidade de aplicar as mudanças, etc.

Portanto, é muito importante respeitar a posição do disco da embraiagem para evitar futuros danos no sistema de embraiagem e o seu funcionamento incorreto.

Os discos da embraiagem costumam ter uma palavra que nos indica a sua posição. São apresentadas a seguir as palavras mais comuns que aparecem nos discos e qual é o seu significado.

GETRIEBE SEITE - LADO MUDANÇA

GEARBOX SIDE - LADO MUDANÇA

TM-SIDE - LADO MUDANÇA

TRANS SIDE - LADO MUDANÇA

MOTOR SEITE - LADO MOTOR

MOTOR SIDE - LADO MOTOR

SCHWUNGRAD SEITE - LADO MOTOR

FLYWHEEL SIDE - LADO MOTOR

FW SIDE - LADO MOTOR

COTE VOLANT - LADO MOTOR