Como evitar ruídos no volante bimasa

Um cliente trouxe o seu veículo porque, quando arranca o motor, o volante bimassa faz ruídos. O volante é novo e li na Internet que a origem do problema pode estar no número reduzido de rotações de arranque. O que posso fazer?

Há vários fatores que têm influência para que o motor de um veículo, aquando do arranque, rode por baixo das rotações por minuto mínimas para o seu arranque correto. 

A bateria é um dos principais fatores que podem fazer com que o veículo arranque por baixo dessas rotações mínimas, sendo que se acentua em épocas de frio, por exemplo, no inverno. Outro motivo é sujidade gerada no interior do motor de arranque. 

Esta sujidade faz com que este seja mais resistente à rotação e, portanto, diminua o número de rotações aquando do arranque. 

Uma MEDIDA SIMPLES para reverter, dentro de uns valores lógicos, esta redução de rotações do motor aquando do seu arranque é PISAR O PEDAL DA EMBRAIAGEM. Isto irá desacoplar o veio primário da caixa de velocidade, fazendo com que o motor de arranque, com a energia que provém da bateria, tenha de vencer menos resistência e gire com mais rotações aquando do arranque. Estas rotações "adicionais" podem ser essenciais para o arranque correto do motor e para, assim, evitar ruídos no volante bimassa e as suas consequências.