Conselhos de manuseamento do volante bimassa

Que precauções devemos ter aquando do manuseamento e montagem de um volante bimassa?

Ao contrário do volante rígido, o Volante Bimassa (DMF) está formado por vários componentes ajustados de forma precisa entre si que, apesar da sua construção compacta, podem ser deteriorados devido a circunstâncias externas. Um manuseamento incorreto pode danificar o volante bimassa. Como consequência, podem ocorrer avarias prematuras e reclamações por ruídos e vibrações. Por este motivo, é imprescindível respeitar os seguintes aspetos aquando do manuseamento do volante bimassa:

Os volantes bimassa que tenham sofrido um golpe por uma queda no solo não devem ser novamente montados. Uma queda poderia danificar o rolamento de esferas ou o rolamento de fricção, deformar os dentes do sensor de rotações ou provocar um grande desequilíbrio.

No caso dos volantes bimassa com rolamentos de fricção, a massa secundária não deve ser movida no sentido axial com demasiada força. A membrana da parte interior do DMF poderia ser danificada.

Limpe a superfície de fricção do volante bimassa com um pano humedecido com um produto de limpeza dissolvente de massa lubrificante. O produto de limpeza não deve penetrar no volante bimassa.

Não é possível lavar o volante bimassa numa máquina de lavar peças ou ao utilizar um aparelho de limpeza de vapor ou de alta pressão.