Correta instalação de um rolamento de roletes cónicos para a Renault Master II

Publicação

Hoje esclareceremos algumas dúvidas sobre a correta instalação de um rolamento de roletes cónicos para a Renault Master II

Montei, há poucos meses, um par de rolamentos de roda numa Renault Master II. Pouco tempo depois, o veículo regressou à oficina porque voltava a apresentar o mesmo ruído original. Gostaria que me indicassem quais são os problemas normalmente relacionados com este tipo de rolamentos.

O rolamento de roda da Renault Master II é um rolamento de roletes cónicos. Este tipo de rolamentos, ao contrário dos convencionais de esferas, necessita de um elemento externo para poder permanecer em configuração de montagem. De outra forma, ficam soltos. Esse elemento externo é a porca do eixo de transmissão.

Nesta configuração de montagem é fundamental respeitar o binário de aperto da porca de fixação estabelecido pelo fabricante. Independentemente do binário de aperto ser superior ou inferior ao indicado, repercutirá no rendimento do rolamento, uma vez que o apoio dos roletes cónicos dependerá do mencionado binário.