Os rolamentos hidráulicos e os riscos de fuga de líquido dos travões

Este mês resolvemos uma pregunta bastante comum relacionada com os rolamentos hidráulicos e os riscos de fuga de líquido dos travões pela sede com a caixa de velocidades.

Montei um rolamento hidráulico e, quando iniciámos a purga, começou a perder líquido pela parte de trás. A loja disse-me que a peça não tinha qualquer defeito. Pode ser verdade? 

Na maioria dos casos, os rolamentos hidráulicos estão aparafusados à caixa de velocidades. A base com a caixa de velocidades serve de apoio para o rolamento na sua parte traseira. Quando o líquido dos travões enviado pela bomba da embraiagem tenta entrar no rolamento por pressão, exerce uma força no sentido da embraiagem e outra no sentido da parte traseira onde se apoia contra a caixa de velocidades. Se a base contra a caixa de velocidades não estiver correta, por exemplo, se algum dos parafusos do rolamento tiver um aperto diferente dos restantes (incorreto), a base do rolamento pode levantar-se da zona de apoio com a caixa de velocidades. Nesse caso, a zona elevada torna-se num ponto onde pode haver uma fuga do líquido de travões.