Seleção correta dos rolamentos de roda a montar.

Publicação

Desta vez iremos esclarecer as dúvidas sobre a seleção correta dos rolamentos de roda a montar

Os rolamentos seguem um processo de design específico no qual se têm em consideração as diferentes condições de trabalho às quais somos submetidos. Entre estas condições estão as cargas axiais e/ou longitudinais, a temperatura de trabalho ou, inclusive, o tipo de lubrificação.

A escolha incorreta de um rolamento pode fazer com que este se encontre numas condições de trabalho inadequadas para as quais foi concebido. Como consequência, podem ser geradas cargas excessivas que envolvam maiores desgastes.

Um exemplo pode ser encontrado no tipo de massa lubrificante que se aplica ao rolamento no seu fabrico. A escolha é realizada de acordo com a temperatura, velocidade, vibrações ou cargas para as quais o rolamento foi concebido. Se, por exemplo, o rolamento for submetido a velocidades de rotação superiores àquelas para as quais foi concebido, a massa lubrificante irá oferecer resistência e, portanto, irá aumentar a temperatura. Neste caso, são produzidos efeitos colaterais como uma redução da lubrificação que poder resultar na gripagem do rolamento.