NEW

Caixa VAG

CajaCambiosVAG_pt

Olá, chegou à minha oficina um VW Golf que apresenta o seguinte problema: por vezes as mudanças entram corretamente.
Por exemplo, ao fazer manobras de estacionamento é impossível remover a mudança uma vez que seja aplicada, ou é mesmo impossível aplicá-la, sendo necessário desligar o motor para poder realizar a operação de engate/desengate da alavanca. No entanto, há períodos de tempo em que a embraiagem funciona corretamente.

Substituímos a bomba de embraiagem e o kit de embraiagem completo, mas o veículo continua a apresentar esta falha aleatória. Qual pode ser o motivo?

Numa primeira análise, a falha pode dever-se a uma perda de carga no sistema de acionamento hidráulico da embraiagem, sendo que a substituição da bomba possa ser considerada um passo lógico no diagnóstico da avaria.

No entanto, a substituição da bomba de embraiagem não provocou qualquer variação no sintoma. Num kit de embraiagem, a propriedade de desengate é estável e não apresenta variações aleatórias.

Quando surge uma falha de desengate relacionada com os componentes da embraiagem, este problema costuma manter-se ao longo do tempo, sendo que a presença aleatória do problema nos induz a alargar o leque de opções antes de avançar com uma substituição no kit de embraiagem.

É necessário inspecionar o estado correto da forquilha de desengate e os seus pontos de basculamento (eixo, buchas do eixo) para garantir que não há pontos de bloqueio do acionamento.

Deve ser considerada a possibilidade de que o eixo primário da caixa de velocidades tenha obtido uma folga axial ou radial, que lhe permite deslocar-se e colocar o disco da embraiagem numa posição em que possa ser arrastado pelo volante ou prato de pressão.